Greyjoy

A Casa Greyjoy é uma das Grandes Casas dos Sete Reinos e é a principal casa nobre das Ilhas de Ferro, lar dos Homens de Ferro, como eram chamados seus habitantes. Sua sede é em Pyke. Os Greyjoys se tornaram os Lordes Principais das Ilhas de Ferro depois que a Casa Targaryen tomou o trono dos Sete Reinos e permitiu que os "Homens do Ferro", escolhessem quem, entre eles, teria a supremacia.

Quando as Crônicas de Gelo e Fogo iniciam, Balon Greyjoy é o Senhor das Ilhas de Ferro. Tem dois filhos sobreviventes: sua única filha, Asha e um filho chamado Theon. Dez anos antes dos eventos narrados na série, Balon liderou uam rebelião frustrada contra a Casa Baratheon, casa governante. Theon foi levado como refém pela Casa Stark para ser executado se Balon desagradasse ao rei. Como única filha que lhe restava, Asha foi elevada à categoria de sua herdeira, apesar do costume entre os homens do ferro ditar que uma mulher não poderia liderá-los.

História

história dos Greyjoy remonta à Era dos Heróis. A Casa descende do Rei Cinzento, uma figura lendária.

Diz a lenda que o Rei Cinzento se casara com uma sereia e que dominava não apenas as ilhas ocidentais mas, também os mares indo a lugares tão distantes como o Porto de Ibben (ilha localizada em Essos, ao norte do Mar Dothraki) e as Ilhas do Verão (ilhas mais ao sul, equidistantes de Westeros e de Essos). Na verdade os homens de ferro eram o terror dos habitantes de Westeros devido a seus constantes ataques e saques.

Cada ilha tinha seu Rei do Sal e Rei da Rocha. Os líderes das Ilhas eram escolhido entre esses. esse processo de escolha foi interrompido quando o Rei Urrhon tornou o trono hereditário ao assassinar os outros reis quando se reuniram para escolher um novo rei. A linhagem de Urrhon foi extinta mil anos mais tarde durante a conquista dos Ândalos.

Depois da extinção da Casa Urrhon, os homens de ferro se reuniram para eleger um novo rei. A Casa Hoare foi a escolhida, mas ao invés de restaurar o costume antigo, manteve a hereditariedade estabelecida pelos Urrhons.

Sob o rei Qhored os homens de ferro dominaram uma grande extensão da costa de westeros a ponto de Qhored poder afirmar que "seu decreto era válido onde quer que os homens consigam cheirar a água salgada ou ouvriro bater das ondas".

Com o tempo, os descendentes do Rei Qhored perderam a posse da Árvore, Vila Velha e da Ilha dos Ursos, mas, mesmo assim, quando os Targaryen chegaram de Valíria para conquistar Westeros, todas as terras entre as montanhas do Gargalo até à Torrente de Água Negra estavam sob o controle dos homens de ferro.

Os Greyjoy se tornaram a Casa principal das Ilhas de Ferro durante a conquista Targaryen, depois que Aegon I extinguiu a Casa Hoare. Ele permitiu que os homens de ferro reassumissem seus antigos costumes e escolhessem sua liderança. Eles escolheram Vickon Greyjoy e seus descendentes. Desde então, os Greyjoy governaram a partir de seu castelo em Pyke. Apesar da liberdade que lhes foi dada por Aegon, os homens do ferro perderam a posse das Terras do Rio, que foram cedidas a Edmyn Tully e seus descendentes.

Relegados, portanto, a suas terras esgotadas e restringidos pela paz do rei, os Greyjoys mantiveram-se distantes das demais Grandes Casas, raramente participando de eventos no continente (a quê eles chamavam de "terras verdes"). Várias vezes tentaram voltar às suas antigas práticas de percorrer a costa ocidental, como fizeram quando estavam sob Lorde Dagon. Seis anos depois de terem se mantidos alheios à Rebelião de Robert, Lorde Balon Greyjoy liderou sua própria rebelião contra o Trono de Ferro, declarando-se Rei das Ilhas de Ferro. Foi derrotado, sua frota foi incendiada e seus dois filhos mais velhos, Rodrik e Maron foram mortos durante a guerra. Seu filho masi novo Theon, foi mandado para Winterfell como refém e escudeiro de Lorde Eddard Stark e novamente teve que jurar lealdade à Casa Baratheon de Porto Real.

Depois de sua revolta, os Greyjoys têm continuado tão insulares como sempre foram. Com Theon sendo obrigado a deixar as terras verdes, Lorde Balon educou sua filha Asha como sua herdeira. Balon exilou seu irmão Euron quando ele estuprou a Esposa da Rocha de seu irmão Victarion, o Lorde Comandante da frota de Ferro. Para defender sua honra, Victarion foi obrigado a matar sua mulher. Desde então, Euron navegava mundo afora a bordo do Silêncio, pilhando e saqueando, sendo indesejado nas Ilhas enquanto Balon vivesse. Outro irmão, Aeron Damphair mudou devido á sua experiência de quase morrer afogado depois que foi lançado fora de seu navio durante a Batalha de Fair Island e se tornou um sacerdote do Deus Afogado