Projetos de Pesquisa

Em Andamento

Sistema de Recomendação de Atividades para Aprendizagem de Línguas Estrangeiras em Dispositivos Móveis

Submetido, aguardando aprovação como voluntário
Resumo: As transformações socioeconômicas assistidas nos dois últimos séculos culminaram em um novo modelo econômico e de produção focado na interconectividade entre pessoas, organizações e nações, enfraquecendo barreiras geográficas ou linguísticas. Assim, um novo perfil profissional, conhecido como engenheiro do conhecimento e focado nas capacidades de manipular e ressignificar as informações que lhe são acessíveis, torna-se presente, sendo algumas de suas competências esperadas a fluência em línguas estrangeiras, aprendizagem autônoma e o domínio no manejo das Tecnologias da Informação e Comunicação. Entretanto, diversos fatores podem representar obstáculos à aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras, como a motivação do próprio aprendiz, a estratégia de aprendizagem adotada e as condições para estudos, tornando-se assim o desenvolvimento de um perfil profissional adequado um desafio que a adoção de tecnologias móveis pode ajudar a superar por meio da introdução de novos recursos didáticos adaptáveis às necessidades educacionais bem como ao caráter ubíquo que as mesmas possuem, permitindo um acesso facilitado a tais recursos em qualquer lugar. Assim, este projeto propõe-se a modelar e implementar um sistema de recomendação de atividades para um aplicativo móvel já em desenvolvimento e que suporta a aprendizagem de línguas estrangeiras, respeitando-se o perfil do estudante e estratégias de aprendizagem adotadas pelo mesmo.
Orientador: Christiano Lima Santos
Estudantes: (nenhum)
Início: abril de 2017
Previsão de Término: outubro de 2018

Concluídos

Spoken – Uma proposta multiplataforma para aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras


Aprovado em edital da PROPEX/IFS, PIBIC Jr. 2015
Resumo: A sociedade, agente ativo e passivo das transformações socioeconômicas assistidas nos dois últimos séculos, vivencia atualmente um novo modelo econômico e de produção focado na interconectividade entre pessoas, organizações e nações, desconhecendo assim barreiras geográficas ou linguísticas. Assim, um novo perfil profissional, conhecido como engenheiro do conhecimento e focado nas capacidades de manipular e ressignificar as informações que lhe são acessíveis, torna-se presente, sendo algumas de suas competências esperadas a fluência em línguas estrangeiras, aprendizagem autônoma e o domínio no manejo das Tecnologias da Informação e Comunicação. Entretanto, diversos fatores podem representar obstáculos à aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras, como a motivação do próprio aprendiz, a estratégia de aprendizagem adotada e as condições para estudos, tornando-se assim o desenvolvimento de um perfil profissional adequado um desafio que a adoção de tecnologias computacionais pode ajudar a superar por meio da introdução de novos recursos didáticos adaptáveis às necessidades educacionais. Assim, considerando-se o aspecto ubíquo da Computação, este projeto propõe-se a modelar e desenvolver um ambiente multiplataforma (denominado Spoken) que ofereça suporte à aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras.
Orientador: Christiano Lima Santos
Coorientador: Fábio de Melo Silva
Estudantes: Emerson Santana Matos (voluntário), Victor Ferreira dos Santos (bolsista)
Início: setembro de 2015
Término: agosto de 2016

Ambiente virtual para aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras


Aprovado em edital da FAPITEC/SE, PIBIC Jr. 2015
Resumo: Em uma sociedade cada vez mais interconectada e digital, o domínio de línguas estrangeiras torna-se um requisito para o perfil do novo engenheiro do conhecimento, que muitas vezes precisa desenvolvê-lo de forma autônoma. Nesse cenário, as TIC despontam como ferramentas capazes de oferecer o suporte necessário para uma aprendizagem mais autônoma de línguas estrangeiras. Este projeto propõe a modelagem e desenvolvimento de um ambiente virtual para aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras.
Orientador: Christiano Lima Santos
Coorientador: José Franco de Azevedo
Estudantes: Lucas Garcia de Souza (bolsista), Thiago José Sandes Melo (bolsista)
Início: junho de 2015
Término: maio de 2016