Arcos



Arco Longo

O arco longo possui um comprimento equivalente à altura de quem o empunha, sendo um pouco recurvado ou quase reto sendo feito de madeira e possuindo os seus braços relativamente finos, de secção circular ou em "D". Sendo conhecido como arco longo inglês ou galês (Por ter sido utilizado pelos arqueiros inglêses ou galeses) utilizado durante a Idade Media.
Possui um tamanho medio de 1.83 m a 2.00 m e pesava 20 lb a 60 lb.



Arco Curto

O arco curto é um arco construído de madeira como o teixo, o freixo e o ulmeiro. Sendo preferencialmente usado para caça e esporte, mais que em varias ocasiões os camponeses e os exércitos sem grandes condições financeiras os utilizavam em rixas, escaramuças e emboscadas. Possui um tamanho medio de 1.20 m a 1.50 m e seu peso podia chegar a 1.0 Kg.
Devido ao seu tamanho o arco curto podia ser utilizado a pé, montado a cavalo ou durante o ataque e defesa de muralhas e fortificações de castelo.



Arco Plano

O arco plano tambem conhecido como arco chato, frequentemente chamado pelo seu nome em inglês flatbow é um arco não reforçado feito de madeira de feixo, nogueira ou carvalho. Possui esse nome devido ao seus membros serem planos em vez de curvados. O seu tamanho chega aproximadamente a 1,67 metros de largura e de forma elíptica, com um ótimo potencial de tensão, enquanto seu peso pode chegar a 1.20 Kg.



Arco Compósito/Composto

Um arco compósito ou arco composto é um arco tradicional feito de madeira, osso ou chifre, e tendões de animais, possuindo um tamanho medio de 1.0 m a 1.10 m e pesando 1.0 Kg a 1.20 Kg. Sendo uma das armas mais influentes de todos os tempos, tendo um impacto profundo na história humana. Originado da Ásia Central no segundo milênio antes de Cristo, o arco compósito veio a ser adotado por uma incrível variedade de culturas, povos indígenas nômades, como os hunos, turcos e mongóis, de impérios poderosos, como romanos, bizantinos, persas, muçulmanos e chineses. Oferecendo uma combinação letal de alta potência e tamanho pequeno, a portabilidade do arco compósito tornou uma arma ideal de cavalaria, embora também foi usada pela infantaria em batalha em campo aberto e como uma arma de cerco ofensiva e defensiva.