Bestas



Bestas de Flechas

Estas bestas foram conhecidas como uma das primeiras besta ja criadas, eram maiores do que uma besta de virotes, por causa do tamanho de sua munição. As flechas utilizadas tinha em media entre 60 a 90 cm e tinham o peso em torno de 20 a 30 gramas, sendo mais finas e leves do que as flechas usadas em arcos, elas foram feitas desta forma para evitar que fiquem encravadas na calha da haste da besta. A desvantagem desta besta é que ela não demonsta uma boa precisão, elas se apresentam uteis em confrontos que exigem uma distancia proxima do alvo, mais ainda assim são consideradas pouco precisa a longas distancias pelo fato das flechas se curvarem ou entortarem ápos seu disparo.



Besta de Virotes

O virote é uma besta que possui um tamanho em media entre 25 a 45 cm alem de ter 8 a 13 milímetros de grossura. O virote propriamente dito, tratava-se de um projetil pequeno de madeira e tem sua ponta feita de metal parecido com uma seta. com o intuito de aumentar a estabilidade de voo dos virotes, quando disparados, conferindo-lhes um voo giroscópico. Assim surgiu seu nome "virote" pelo fato de que suas flechas giravam em torno de si. As pontas de suas flechas possuiam uma grande variedade de formas e tamanhos a serem utilizados pelo besteiro.



Besta composta

Esta besta surgiu ja proxima aos tempos mordenos, surgindo nos anos 60 do século XX, possuindo uma polias (uma roldana com correias de correr semelhante a de uma bicicleta. Este mecanismo de polias permitia a esta besta uma maior cadencia de projetils disparados em um curto espaço de tempo sem necessitar de grande esforço fisico. A besta composta (besta-pistola) possui uma haste feita de alumínio ou ate mesmo de plastico tendo uma media de 50 cm de comprimento alem dos arcos de vibro ou aço de 40 cm de simecircunferência. Tem aproximadamente meio quilo. Dispara virotes a uma grande potência, cada disparo pode atingir uma velocidade de 165 a 170 quilómetros, alcançando uma distancia media de até 30 metros O mecânismo despoletador do disparo, assenta num gatilho e a haste desta besta assemelha-se à coronha de uma pistola, daí que a arma se cognomine besta-pistola.