Machados


Machado Medieval

O marchado medieval era uma arma muito comum durante a idade media, como houve diversos modelos foi escolhido o mais classico. O seu tamanho gira em torno de 80 cm a 90 cm, enquanto possui um peso medio de 2.0 Kg a 3.0 Kg. Em outras versões ele pode ter uma empunhadura de couro.


Machado Dinamarquês

Era utilizado durante a transição entre a Era Viquingue na Europa e início da Idade Média. Possuindo diversos nomes, entre eles estão Machado Inglês Longo, Machado de Guerra dinamarquês, e Machado de Alça. Possuem cabeças (ou lâmina do marchado) do tipo L (tendem a ser menores, com a ponta da broca varrida a frente para uma capacidade de corte superior) ou M (são geralmente maiores no geral, com um dedo do pé mais simétrico e calcanhar.) de acordo com o historiador Jan Petersen. A sua lâmina de aparência fina com acentuados "chifres" no dedo do pé ao calcanhar na ponta em relação a sua superfície de corte varia, mas geralmente possui o seu tamanho entre 20 e 30 centímetros. Já o seu peso medío chega a 1.0 Kg a 2.0 Kg. Devido ao seu modelo o machado tem mais em comum com um cutelo moderno do que um machado de madeira.


Machado de Guerra

O machado de guerra é uma arma mortal utilizada pelas tribos nórdicas e bárbaros do início da Idade Média Idade Média. Essa arma era capaz de quebrar escudos leves como os usados pelos Vikings, caso atingisse uma área sem a proteção de uma armadura como o braço ou a perna arracaria o membro. O seu tamanho é de aproximadamente 1.50 M o podendo ser segurado com as duas mãos, enquanto seu peso em media chega a 3.0 Kg.



Franquisque/Francisca

O franquisque ou a francisca é um machado de guerra que foi utilizado durante os anos iniciais da Idade Média pelos germânicos francos. Os franquisque eram caracterizados pela sua cabeça em forma de arco que se estende até a lâmina e termina com um ponto proeminente nos cantos superior e inferior. O formato do topo da cabeça é normalmente um "S" ou convexo e a parte inferior em formato curvo para baixo, formando um cotovelo com o cabo de madeira. Por causa de ser pequena e leve, era uma excelente arma de arremesso (com alcance de até 12 metros) que fragilizava as defesas inimigas.