Position Paper

 

Um position paper deve conter a seguinte estrutura:


1. Sobre o autor:
Apresenta a produção acadêmica e profissional do autor (uma bibliografia resumida) em um ou dois parágrafos, não mais que isso (você pode conseguir essa informação geralmente no currículo Lattes dele, é só procurar pelo nome dele, ou na própria web).

2. Síntese:
Aqui vai o resumo do trabalho lido. Usar expressões como “O autor aponta”, “o pesquisador recomenda”, “Fulano de Tal comenta que” etc. isto é, que reforçam que são ideias de outra pessoa e não suas, são recomendadas.

3. Outros autores:
Apresente o posicionamento sobre outros autores (de dois trabalhos diferentes) referentes ao tema. Basta procurar por outros (dois) artigos científicos disponíveis na própria web. Uma forma fácil de encontrá-los é buscando no google algo como:
[tema] filetype:pdf
Onde, no lugar de [tema] você informa o objeto de estudo do trabalho, por exemplo: sociocibernética, ciberespaço etc.

4. Posicionamento crítico:
Aqui é onde você, que está lendo aquele trabalho científico, deve posicionar-se, apresentando seu ponto de vista, geralmente, concordando, discordando ou complementando a discussão. Nesse caso, aqui você deve usar a primeira pessoa do singular (“Eu considero”, “Eu concordo” etc.).

Referências Bibliográficas
Como todo bom trabalho, apresente aqui as referências bibliográficas, no caso as referências para o trabalho lido e os outros dois artigos usados para complementar a discussão.

E aqui está um exemplo de position paper.

Comments are closed.