Capítulos de Livros

Framework UEF-Web no desenvolvimento de uma aplicação web

Resumo: Construir interfaces com maior qualidade de uso é um desafio que tem se tornado crítico para o sucesso das aplicações Web junto às empresas e aos usuários. Pesquisas foram realizadas, mas há lacunas quanto ao fornecimento de soluções integradas de suporte à usabilidade para as diversas fases de um projeto de aplicação Web. Diante disso, este artigo apresenta o Framework UEF-WEB como instrumento de apoio à usabilidade. Este framework, composto por fases, atividades, recursos e artefatos, tem por objetivo ajudar as organizações a introduzir recursos de usabilidade no processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação de interfaces, com vistas à ampliação da qualidade de uso destas. Os resultados do estudo de caso forneceram indícios da viabilidade de utilização deste framework no suporte à usabilidade.
Palavras-chave: usabilidade, processo de desenvolvimento de interfaces, framework, aplicações web
Como referenciar este trabalho: SILVEIRA, Diego Santana; SANTOS, Christiano Lima; SCHNEIDER, Henrique Nou. Framework UEF-Web no desenvolvimento de uma aplicação web. In: PEREIRA, Walmir Fernandes (org.). Tecnologias Educacionais: Metodologias, técnicas e ambientes em pesquisa, 2022. ISBN: 978-65-5360-186-4. p. 117-130. DOI: https://doi.org/10.37885/220910078 .

Implantação de Laboratório de Redes e Segurança da Informação com pfSense Firewall

Resumo: O emprego de sistemas baseados em Linux no processo de instalação de servidores de rede, web, compartilhamento de arquivos e impressão tem sido crescente nas últimas décadas. De início, cabe ressaltar que esses sistemas têm código aberto, são softwares livres, caracterizam-se por receber apoio de empresas multinacionais, apresentam conectividade com inúmeras plataformas, exigem poucos recursos de hardware, são modularizados, fornecem suporte a múltiplas CPUs e possuem um sistema bem avançado de permissões. Uma das distribuições promissoras no âmbito de implementação de servidores Linux é o sistema pfSense, que tem sido muito utilizado nos últimos anos para a criação de firewall no gerenciamento de redes e segurança da informação. Neste trabalho, a partir de pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo sobre o processo de instalação e configuração do sistema pfSense, visando desenvolver laboratórios de redes e segurança da informação. Tais ações foram relevantes, pois permitiu não apenas a capacitação em novas ferramentas de suporte à criação e administração de redes, mas também por possibilitar, no futuro, o emprego desses conteúdos em disciplinas de redes e segurança da informação de cursos técnicos da área de Informática.
Palavras-chave: pfsense, firewall, redes de computadores, segurança da informação
Como referenciar este trabalho: SILVEIRA, Diego Santana; SANTOS, Christiano Lima. Implantação de Laboratório de Redes e Segurança da Informação com pfSense Firewall. In: PEREIRA, Walmir Fernandes (org.). Tecnologias Educacionais: Metodologias, técnicas e ambientes em pesquisa, 2022. ISBN: 978-65-5360-186-4. p. 131-141. DOI: https://doi.org/10.37885/220910065 .

Revisão Sistemática Sobre Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica

Resumo: O pesquisador Jacques Delors, em relatório expedido para a UNESCO sobre a Educação para o século XXI, cita quatro pilares para a verdadeira aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Um dos desafios das instituições responsáveis pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é cumprir o pilar “aprender a fazer”, essencial para a boa formação técnica profissional. Desafio ainda maior em disciplinas da área de Tecnologia da Informação relacionadas à construção de sistemas computacionais, que por vezes apresentam uma visão fragmentada de parte de um processo maior e mais dinâmico. Chris Crawford aponta quatro elementos que caracterizam o jogo, são eles: representação, interação, conflito e segurança. Assim, a partir de uma reflexão sobre os mesmos, percebe-se que a adoção de jogos na EPT pode-se apresentar como uma abordagem alinhada com o “aprender a fazer”, uma vez que oferece um “ambiente virtual e seguro, no qual os seus participantes podem assumir papéis e interagir de forma a resolver algum tipo de conflito”. Assim, este trabalho visa efetuar uma revisão sistemática sobre Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando-se conhecer o estado da arte da pesquisa e exploração dos jogos no ambiente educacional.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em jogos, jogos na educação, educação profissional e tecnológica (EPT), jogos na educação profissional
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano Lima; SILVEIRA, Diego Santana; SANTOS, Isaias de Almeida; SANTOS, Eliane Nery Pereira dos. In: PEREIRA, Walmir Fernandes (org.). Tecnologias Educacionais: Metodologias, técnicas e ambientes em pesquisa, 2022. ISBN: 978-65-5360-186-4. p. 172-187. DOI: https://doi.org/10.37885/220910079 .