Aprendizagem Baseada em Projetos Suportada por Computador
Trecho selecionado: Com a expansão e consolidação da Educação a Distância (EaD) como meio de facilitar o acesso à Educação, diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) foram propostos e estudados, sendo o mais popular o Moodle, desenvolvido inicialmente por Martin Dougiamas em 2001.
As investigações sobre a relação entre Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Aprendizagem Baseada em Projetos são bastante recentes, mas apontam que este “casamento” possui todos os atributos para dar certo. Das pesquisas de Kurzel e Rath sobre o uso de ABP em ambientes online que empregam objetos de aprendizagem e das pesquisas de Brod e Rodrigues sobre o impacto da adoção integrada de ABP e AVA em uma sala de aula, ficam bem claros os possíveis benefícios do emprego conjugado dos mesmos.
Porém mesmo Ambientes Virtuais de Aprendizagem bastante populares como o Moodle, conhecido e empregado por algumas centenas de instituições educacionais no mundo, não apresentam uma integração transparente e facilitada dos recursos necessários para a criação, execução e gestão de projetos educativos. Pode-se explorar um espaço para a criação de documentos de forma colaborativa (wiki), uma forma de comunicação em tempo real (bate-papo) ou mesmo um espaço onde alunos e professores podem conversar e trocar experiências (fórum), mas cada uma dessas ferramentas atua de forma pouco integrada às demais.
Todavia pesquisa que desenvolvo no mestrado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Nou Schneider vem oferecer uma arquitetura para customização de Ambientes Virtuais de forma a suprir tal necessidade.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano. Aprendizagem Baseada em Projetos Suportada por Computador, In: Revista TI&N, Aracaju-SE, p. 6-7, mar./abr. 2014.g