TOEFL-ITP

Se você é estudante de ensino médio/técnico ou superior ou professor de um Instituto Federal, terá a oportunidade de concorrer a editais do Ciência Sem Fronteiras que permitem a alguns alunos/professores conhecerem outros países sem interromper suas atividades e assim aprender muito mais.

Entretanto, é preciso estar atento à importância de sua nota no TOEFL ITP, pois esta é um dos principais critérios para classificação dos candidatos nos editais, assim sendo se você tem interesse em participar do programa Ciência Sem Fronteiras é importante que se prepare e realize o exame TOEFL ITP. Além disso, o exame é gratuito para os alunos do ensino superior e professores do Instituto Federal. No caso de alunos do ensino médio/técnico, é importante contatar o coordenador do seu curso a fim de avaliar a possibilidade de realização da prova gratuitamente, também.

Preparando-se para o TOEFL ITP

Se você pretende realizar este exame de forma séria, nunca participou de outro exame de proficiência em língua inglesa ou não está muito seguro, acredito que você deveria começar a preparar-se intensamente no mínimo seis meses antes de quando pretende realizar a prova. Isso porque a prova é composta por três etapas que envolvem as competências relacionadas à audição (compreensão de diálogos) e escrita (interpretação de textos e gramática).

Resumidamente, para melhor se preparar para o exame, siga os seguintes passos:

1. Baixe e leia o TOEFL ITP – Test Taker Handbook

Você pode baixá-lo de um dos seguintes endereços:
Website da ETS. Recomendado, pois provavelmente será a versão mais atualizada.
Do meu website. Alternativa, para o caso do website da ETS está fora do ar temporariamente ou o link acima não estar funcionando por outra razão.

Após baixar, tome o tempo necessário (uma manhã ou tarde) para ler todo o guia e responder o simulado. No Website da ETS você pode realizar o simulado da parte de compreensão auditiva, o que eu recomendo bastante! A leitura e execução do simulado é praticamente obrigatória para que você compreenda o tipo de exame que você realizará e que tipo de materiais e documentos precisará levar no dia da prova.

2. Treine com vários questionários e simulados disponíveis na web

No meu caso, tive mais dificuldade com a parte da prova referente à compreensão auditiva, de tal forma que já busquei na web alguns simulados e vídeo-aulas online para ajudar nessa parte:

Listening Comprehension Tests – True-False
Videos to study english – subtitles and transcript

E o importante aqui é treinar, treinar e treinar: se você é professor ou estudante de ensino superior de um Instituto Federal poderá realizar a prova gratuitamente mais de uma vez, entretanto o processo de preparação, execução da prova e espera dos resultados é tão demorado e desgastante que o melhor a fazer é se preparar o máximo possível para fazer o melhor possível já na primeira vez!

3. Algumas coisas que aprendi participando da prova

Quanto à parte de compreensão auditiva, pratique muito. Todos farão essa parte da prova no mesmo ritmo e os diálogos são ouvidos somente uma única vez, portanto não há uma segunda chance para tentar entender “o que foi aquilo mesmo que ele disse?”. Além disso, como o avaliador irá executar o áudio provavelmente na parte central da sala, lá na frente, é interessante pegar um assento nas primeiras carteiras do meio.

Os diálogos em uma vídeo-aula em inglês parecem acontecer na velocidade 1 ou 2, já as conversações em filmes e seriados parecem ter velocidade 3 ou 4. Entretanto, o áudio no exame TOEFL ITP parece estar na velocidade 6 ou ainda turbinada com Nitro! Em outras palavras, pratique não somente com vídeo-aulas em inglês, mas também assistindo filmes com áudio em inglês (e sem legendas!) para estar o melhor preparado possível para o exame.

Para as três etapas da prova, é muito importante o seu vocabulário. Quanto mais palavras você conhecer, melhor se sairá, assim sendo, é interessante que você leia diariamente livros, websites e artigos científicos sempre em inglês. Você precisa ler textos em inglês o tempo todo, para enriquecer ao máximo o seu vocabulário!

Comments are closed.