Novidades em Computadores



Computadores do Futuro

No mundo da tecnologia, o futuro já chegou? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao ver as incríveis e fantásticas novidades que surgem a cada dia. E você, como imagina que serão os computadores da próxima década? Menores, mais potentes e infinitamente inteligentes? Se no início dos anos 2000 os PCs ainda eram grandes e lentos em comparação com os atuais, o que esperar da próxima geração de equipamentos? Enquanto a indústria de tecnologia avança a passos largos nessa direção, muita gente deixa a imaginação fluir e cria seus próprios modelos baseado na mais pura especulação.

Com a chegada e sucesso de novas interfaces para computadores - como vistas em tablets e até mesmo em smartphones -, entusiastas de tecnologia, engenheiros de computação e demais profissionais da área frequentemente tentam supor qual seria o modal utilizado em PCs do futuro. Aproveitando a discussão, designers de todo o mundo têm demonstrado suas ideias conceituais, muitas delas com alto grau de aplicação.


Future Touch Tech. (Foto: Divulgação)

O designer tcheco Jakub Záhoř acaba de mostrar sua visão sobre o tema com seu Future Touch Tech. A abordagem visa tanto a praticidade do transporte quanto a de uso, através de um computador portátil que usa superfícies em vidro em suas operações.

Operabilidade

Aproveitando a boa recepção que interfaces touchscreen recebem, Jakub Záhoř desenvolveu o computador com essa tecnologia e, visando maximizar o conforto do usuário, sua “instalação” também é muito simples: basta situá-lo em algum local de vidro, como uma janela ou mesa, ligá-lo e, após avalização sobre o local e medição de sua superfície, uma tela, bastante parecida com hologramas frequentemente vistos em filmes de ficção científica, surgirá no local, permitindo a interação com o usuário.


Future Touch Tech. (Foto: Divulgação)

Com isso, o desktop dispensa o uso de monitores e demais acessórios de entrada e saída de dados, como teclado e mouse, graças à abordagem touch on glass do projeto. Este desktop conceito conta ainda com vantagens secundárias muito bem-vindas, como servir como leve e de fácil transporte central de entreterimento, facilitando a demonstração de fotos, slides e filmes em qualquer ambiente em que haja amplo espaço em vidro, além de possuir ótima aplicação em reuniões e encontros de negócio, permitindo comunicação visual de projetos e vídeoconferências.

Armazenamento

Uma informação, entretando, não foi esclarecida, mas pode-se cogitá-la de antemão: devido ao pequeno tamanho da CPU do PC, possivelmente seu armazenamento de arquivos, e até mesmo de alguns programas, será feito em nuvem de dados, o que viabilizaria não somente o produto, mas versões futuras cada vez mais compactas e potentes.


Future Touch Tech. (Foto: Divulgação)

O futuro no seu pulso

Entre essas tentativas de imaginar o futuro está o Nextep, o computador que você veste. Isso mesmo! Ao invés de carregá-lo em mochilas ou em seu bolso, o protótipo desenvolvido pelo designer japonês Hiromi Kiriki para a Sony encaixa-se no corpo humano da mesma forma que um relógio de pulso que, segundo ele, deve ser a cara dos computadores em 2020.


Fonte:  Yanko Design


Além da flexibilidade, a imagem apresentada por Kiriki traz outras grandes novidades que realmente podem ser vistas como os próximos passos a serem dados pela próxima geração de equipamentos portáteis.

O primeiro grande ponto é a tela sensível ao toque (touchscreen) em OLED. Com isso, a qualidade das imagens é surpreendente chegando a ser de 3 a 4 vezes melhores do que as encontradas em painéis LED atuais.




Fonte:  Yanko Design


Mas essa não é a única grande vantagem. Além de a qualidade da exibição ser muito melhor do que os equipamentos atuais, seu uso será muito mais prático. Como o OLED é flexível, a utilização do computador como pulseira seja possível.

Outra grande novidade apresentada no Nextep é a existência de um projetor holográfico. Se a tela não é o suficiente para você, que tal exibir tudo na parede de sua casa ou em outro lugar mais confortável?




Fonte:  Yanko Design


Segundo o que é proposto pelo modelo, o usuário pode projetar as imagens de maneira simples e prática em qualquer superfície plana, seja com ele “vestido” ou aberto. Além disso, o aparelho traz um teclado retrátil para tornar a digitação mais fácil.