Boxe

A História do Boxe

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Apesar de ser uma modalidade olímpica, o boxe é disputado de maneira amadora, com apenas 4 rounds de dois minutos cada. Já em torneios profissionais, uma luta pode ter de 10 a 12 rounds. Outra diferença é que no boxe amador os lutadores são obrigados a utilizarem o protetor de cabeça, enquanto no profissional ele é proibido. Em cada luta há 5 árbitros trabalhando para que as regras do jogo sejam seguidas. Um deles fica dentro do ringue, e quatro do lado de fora. As lutas são divididas em várias categorias de acordo com o peso dos lutadores. No profissional existem dezessete categorias, e no amador apenas onze.

Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

Regras do boxe

Golpes do boxe